HomeNotíciasMatrículasEventosLocaçãoFale Conosco

Cozinhando com a História

Data do evento:

Cozinhando com a História

Em tempos de isolamento social, é necessário reinventar, não perder o foco e garantir que os alunos aprendam de uma forma eficaz e prazerosa. Foi com esse pensamento que a professora de História, Luciana Paixão, do Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário teve a ideia de fazer uma aula diferente com seus alunos e, ao mesmo tempo, fixar um conteúdo através de uma atividade remota.

A professora estava trabalhando o tema Grandes Navegações e queria que os alunos fixassem não só o conceito de especiarias mas também a importância destas, no cotidiano europeu do século XV. Assim, buscava uma aula diferente das aulas “on-line” dadas diariamente, utilizando a plataforma do colégio.

Daí a professora Luciana teve a ideia de montar uma aula prática de História tendo a culinária como poderosa aliada através da receita de um bolo chamado Bolo de Pão de Mel, que leva algumas especiarias, a cozinha da sua casa se transformou em uma sala de aula onde os alunos puderam aprender a fazer o bolo de uma forma lúdica.

Literalmente, foi um momento delicioso!

Confira as fotos.

Bolo Pão de Mel

Ingredientes:
3 ovos.
¾ de xícara de mel.
¾ de xícara de açúcar (pode ser: refinado, cristal, demerara ou mascavo).
½ xícara de água em temperatura ambiente (pode ser leite também).
1 colher de chá rasa de canela em pó.
1 xícara e ½ de farinha de trigo.
1 colher de sopa de fermento em pó.
3 colheres de sopa de chocolate em pó peneiradas (pode ser achocolatado ou cacau. No caso do cacau colocar só a metade da quantidade).

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno em 180º. Em uma vasilha, bata os três ovos inteiros por aproximadamente 01 minuto. Junte aos ovos o mel e o açúcar e bata bem batido até que todos os ingredientes se incorporem (aproximadamente por 02 minutos). Junte a água, a canela, a farinha, o fermento e o chocolate em pó e misture bem.
Unte e esfarinhe uma forma de sua preferência, despeje a massa e leve ao forno por aproximadamente 30 a 40 minutos.