PROJETO ESCOLA NA UNIVERSIDADE

Ao observar o cenário pedagógico brasileiro e pesquisas científicas acerca deste tema, a Coordenadora Pedagógica do Colégio Monte Calvário verificou a inexistência de um incentivo quanto à inserção do aluno no mercado de trabalho durante a Educação Básica, o que gera, segundo pesquisas atuais, altos índices de evasão em cursos superiores. Isso devido à visão e à escolha equivocadas do curso almejado pelo aluno a respeito da profissão, o que o leva a um desestímulo quanto ao curso escolhido.

O Colégio Monte Calvário desenvolveu o projeto "Escola na Universidade-Colégio Monte Calvário na PUC Minas", em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), para solucionar a problemática levantada. Este tem como objetivo proporcionar aos alunos do Colégio a vivência universitária, dando-lhes a oportunidade de conhecer os educadores, os cursos, quadros curriculares, ambientes e excelência da Universidade. Espera-se, portanto, que o projeto auxilie o aluno em sua busca pelo autoconhecimento e reflita, portanto, em sua escolha profissional assertiva.

Baseado na teoria de Piaget e complementado pelos teóricos Paulo Freire e Vygotsky, o projeto estimula e possibilita uma intervenção maior do aluno na prática das metodologias ativas. Neste sentido, observa-se que a tendência do projeto, que corrobora com a atual Base Nacional Comum Curricular, é a busca da autonomia e do autoconhecimento dos discentes.

Todo ele também é pautado nos pilares da educação, a saber, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Além disso, contempla a teoria das Inteligências Múltiplas, trabalhando com todas: linguística, músical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista.

A parceria proporciona uma multidisciplinaridade e conexão do aprendizado dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, dando a eles a possibilidade de conhecer todas as profissões através da participação em oficinas e aulas dos cursos almejados. Dessa forma, promove uma maior maturidade do aluno para uma escolha profissional mais assertiva.

Publicado em: